A acerola é uma fruta tropical, nativa da América Central, América do Sul e das Ilhas do Caribe, conhecida também como cereja das antilhas, pertencente à família das Malpighiáceas, e de nome científico Malpighia Emarginata. Sua árvore é chamada de aceroleira, cuja fruta possui sabor agradável e alto valor nutritivo, principalmente como fonte de vitamina C. A acerola quando madura possui uma cor vermelha ao alaranjada, permanecendo no pé quando maduro por apenas dois dias.
A acerola, seus nutrientes e calorias
A acerola é uma fruta que se destaca por seu alto valor nutricional principalmente como fonte de vitamina C , vitamina que estimula o organismo a absorver o ferro, mineral esse bom para o funcionamento das células vermelhas do sangue. Ela também fornece boas quantidades de vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), além de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Segundo pesquisadores, 4 unidades de acerola por dia são bastantes para abastecer as necessidades de vitamina C de um adulto. Cada 100 gramas de acerola contém cerca de 32 kcal.
Os benefícios proporcionados pela acerola:
· Tratamento de gripe; · Afecções pulmonares; · Controle de hemorragias nasais e gengivais; · Auxilia no tratamento de doenças do fígado; · Alivia dores musculares e nas articulações; · É bom para a irritabilidade; · Ótimo para fadiga; · Bom para perda de apetite; · Excelente para cicatrização de feridas; · Eficiente no tratamento de anemia; · Indicado na dieta de pessoas desnutridas e em recuperações de desgastes físicos; · Atua como adjuvante no tratamento de disenterias; · Combate a tuberculose; · Eficaz contra reumatismo. Utilização na culinária
A acerola pode ser consumida naturalmente, sem necessidade de preparo algum. Em nossa culinária, podemos encontrar a acerola no preparo de: · Sucos e refrescos; · Sorvetes; · Doces; · Geléias; · Compotas; · Xaropes; · Licores. A acerola pode ser doce, ácida e super-ácida. As espécies de acerola mais conhecidas no Brasil são cabocla, apodi, frutacor, olivier, roxinha e rubra.
Curiosidades da acerola
· O Brasil é o maior produtor, consumidor e exportador mundial de acerola; · Já existe à venda comprimidos de acerola; · O néctar das flores é um bom material de trabalho para abelhas na fabricação de mel; · Seu plantio se dá através da plantação de semente, por técnicas de enxerto ou por estaquia; · Seu cheiro é semelhante ao da maçã; · Devido ao curto período de conservação dos frutos in natura, a acerola é muito utilizada na agroindústria para produção de sucos e polpas congeladas. A acerola produz fruto durante todo o ano e em terrenos sem tanta irrigação, o que facilita seu plantio e cuidados. Produz frutos até quatro vezes por ano.
*Imagem:Weblaranja Pesquisa para o Blog:Vitória de cássia
|