Um livro para quem gosta de um dos grandes talentos da música em todos os tempos: Wolfgang Amadeus Mozart, conhecido apenas por Mozart, que nasceu em 1756 e faleceu em 1791 deixando órfãos sonoros seus fãs.
Qual o nome do livro? Chama-se: ‘’Mozart’’, escrito por José Morán e ilustrado por Carmen Guerro com a tradução de Andrea Araujo e que faz parte de uma coleção, ‘’Bibliografias’’ tendo sido lançado pela editora Girassol.
Fiquei impressionada com a riqueza de conhecimento que o livro me proporcionou falando sobre a vida de Mozart, sua família, personalidade, dificuldades financeiras, amores, o legado e o ‘’Efeito Mozart’’.
Ops! As ilustrações são fantásticas e a cada página me surpreendia com as cores e os registros fieis abordados sem deixar passarem um detalhe ilustrativo.
O certo, é que Mozart foi incentivado pelos pais desde pequeno neste universo da música. Seu pai, Leopold, era violinista, compositor e assiste de maestro.
Sua irmã Nannerl ,quatro anos mais velha que ele, o acompanhava nas apresentações e era concertista, porém abandonou a profissão, já que na época era uma profissão dita só para homens.
Aqui o cantou mencionou duas curiosidades: Mozart, quando tocavam trompete ou flauta perto dele, às vezes desmaiava devido a sua sensibilidade e ele antes de completar 5 anos de idade já tocava vários instrumentos musicais sozinho, além de ter composto várias músicas.
Enfim, um livro que recomendo de olhos fechados pela sua grandiosidade de informações e que nem vários parágrafos conseguiria compartilhar tantas curiosidades por aqui.
Alda de Cássia