quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Homenagem ao pai da Mafalda!

 

Quem gosta da garotinha cheia de personalidade chamada Mafalda vai gostar deste livro: 10 anos com Mafalda. É uma coletânea que reproduz as tirinhas publicadas pelo inesquecível cartunista argentino Quino. Aqui no Brasil foi publicado pela Editora WMS Martins Pontes, no ano de 2010.

A apresentação é bem diferente! Começa com uma entrevista com o idealizador da Mafalda, o Quino, que fala sobre vários temas, alguns polêmicos na época da criação da personagem, como a Guerra Fria, mas também revela o motivo para não mais produzi-la, mesmo com pedidos e mais pedidos dos fãs.

Mafalda é questionadora e, algumas vezes, malcriada – do ponto de vista de uma criação mais tradicional. Seu alvo preferido é o pai, que tenta escapar de suas investida e questionamentos incomuns para uma menina de 6 anos de idade.A mãe é criticada por se resignar a ser somente dona de casa.Os amigos da Mafalda estão presentes, e foram criados quando Quino já não sentia prazer em desenhar somente a personagem Mafalda.



E chegou o momento em que se cansou, pois dizia que passava muito tempo desenhando as tirinhas. Por isso, não podia desfrutar por mais tempo a companhia de sua esposa. Segundo Quino, a Mafalda o deixava cada vez mais longe da família. Além disso, a conjuntura social mudou... a juventude mudou... o mundo mudou...

Vale a pena ler!
Descanse em Paz!

Alda de Cássia

Revisão do texto : Sylvia Calandrini