"Enviar pesquisas regularmente dentro da organização ou empresa
pode ajudar a levantar potenciais problemas, melhorar a produtividade e
retenção e viabilizar sessões de treinamentos mais efetivas.
O capital humano se
tornou um dos principais fatores para a construção e sustentabilidade das
vantagens competitivas de uma organização. Saber como atender necessidades e
gerenciar expectativas dos funcionários é de suma importância para todos os
envolvidos na gestão de pessoas. Para tanto, o RH está envolvido em vários
processos e práticas em que a palavra de ordem é "feedback".
O RH vivencia a
frase célebre do guru da administração Peter Drucker: "Se você não pode
medir, você não pode gerenciar". Dessa forma, o feedback é o elemento
fundamental para que o RH possa estabelecer e implantar efetivamente suas
estratégias e planos para a atração, desenvolvimento, retenção de
profissionais. É a avaliação de avaliação do retorno das ações promovidas. E
uma das maneiras que o RH dispõe para realizar este processo de forma a
otimizar tempo e custos é por meio de aplicação de pesquisas on-line.
Os profissionais de
RH estão utilizando as pesquisas com o objetivo de obter respostas que os
ajudem a criar um ambiente de trabalho melhor. Solicitar feedback não é algo
trivial. Enviar pesquisas regularmente dentro da organização ou empresa pode
ajudar a levantar potenciais problemas, melhorar a produtividade e retenção e
viabilizar sessões de treinamentos mais efetivas. Dessa forma, é importante
tornar a ação de solicitar feedback um hábito.
A parte de
elaboração do questionário é bem importante. Para tanto, faça cinco perguntas
básicas para si mesmo: como?, por quê?, quem?, quando? e o quê?. Reserve alguns
minutos para responder estas questões antes de começar a elaborar o questionário
e enviar a sua pesquisa:
1. Como quer
levantar as respostas?
Aqui é o meio, o
método para se obter as respostas que está buscando. Por exemplo, questionários
on-line, que substituem cada vez mais o "papel e caneta", por serem
mais rápidos, práticos e acessíveis.
2. Por que quer
levantar as respostas?
Esta é a pergunta
mais importante, pois esclarece o motivo e quais informações que realmente
deseja saber. Deixe seus objetivos muito claros antes de avançar para os
próximos passos na pesquisa.
3. Quem é seu
público entrevistado?
Esta pergunta pode
ser bem simples, mas é muito importante para manter o foco. Respondentes devem
ser uma "amostra" de uma "população". Uma população é o
total de pessoas que deseja endereçar a pesquisa. A amostra é uma porção da população
maior que, na prática, responderá sua pesquisa. Por exemplo, nos casos de
pesquisas dentro da organização, espera-se que na pesquisa de clima a amostra
seja de grande representatividade dessa população.
4. Quando se quer
obter as respostas?
Está relacionado ao
tempo necessário para coletar os feedback. Por exemplo, nas sessões de
treinamento, as pesquisas de reação dos participantes são aplicadas após o seu
término; um prazo de 15 dias para obter o feedback é razoável.
5. O que se quer
perguntar?
Esta é a parte-chave da pesquisa. Enfim, o que se quer perguntar? Caso
já tenha as primeiras quatro questões definidas, "o quê?" será uma
questão muito mais fácil de responder. Há muitas formas e fatores a serem
considerados no processo de elaboração do questionário, mas aqui estão algumas
diretrizes gerais:
-
Primeiro, mantenha suas questões simples, diretas e concisas. Isso permite uma
compreensão mais fácil das questões pelos entrevistados e garante uma análise
de dados mais prática para você. Caso esteja com dúvidas se as perguntas estão
claras, teste-as com seus amigos ou pessoas que não têm familiaridade com os
tópicos em questão.
Uma dica importante caso você decida por questões de múltiplas escolha: procure limitar-se ao no máximo de sete alternativas por questão para não sobrecarregar os respondentes. Nomeie as opções, em vez de quantificá-los. Em vez de numerar de 1 a 5, por exemplo, use advérbios como: extremamente, muito, moderadamente, pouco ou nada. Outra opção é também se basear em modelos prontos e adaptar os questionários no que melhor encaixar à sua realidade.
Uma dica importante caso você decida por questões de múltiplas escolha: procure limitar-se ao no máximo de sete alternativas por questão para não sobrecarregar os respondentes. Nomeie as opções, em vez de quantificá-los. Em vez de numerar de 1 a 5, por exemplo, use advérbios como: extremamente, muito, moderadamente, pouco ou nada. Outra opção é também se basear em modelos prontos e adaptar os questionários no que melhor encaixar à sua realidade.
Após o envio do questionário, é hora de começar a receber o feedback e
realizar a suas análises."
Por Rodolfo Ohl
Postado pelo site do FBDE | NEXION Consulting -
Consultores e auditores em marketing, vendas e gestão empresarial.
*Pesquisa para o Blog e arte: Vitória de Cássia