Mar de gente ou seria mar de fé ?
Impossível não se emocionar com tanta demonstração de amor ... Salve
Nossa Senhora de Nazaré.
Registro : 2016
Um mar de romeiros de Nossa Senhora de Nazaré
Foto:Vai de Avião |
Hoje à noite eu e a "mana abençoada" voltaremos às ruas da nossa querida Belém do Pará. Sim, será mais uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.
Ops! Desculpe! Esqueci de dizer que é a noite que antecede o Círio de Nazaré, que ocorre todos os anos, no segundo domingo do mês de outubro.
Vamos falar sobre o ''Círio Fluvial'' .Vamos lá!
Foto:Wilson Dias |
Ah, tenho que fazer o registro do Círio Fluvial, onde mais de 500 embarcações percorreram um trajeto de mais de 17 km, pela Baía do Guajará, ‘’que circunda a capital paraense’’. Fazendo parte de mais uma homenagem, sendo esta dos ribeirinhos, pescadores principalmente, que agradecem as graças recebidas pelo ‘’peixe de cada dia’’.
Foto:Agência Brasil |
Quando chega a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, na Escadinha do Cais do Porto, ela é recebida com honras militares e retirada do navio da Marinha do Brasil pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, e colocada em sua berlinda.
Após ser atrelada à berlinda, ela sai em uma moto romaria, acompanhada por milhares de motocicletas que a levaram até o Colégio Gentil Bittencout, para à noite sair em um trasladação até a Catedral da Sé.
Bom, quanto à Trasladação, quero deixar minha experiência como devota de Nossa Senhora de Nazaré.
Foto;Amazonas Atual |
Todos os anos, eu e a "mana abençoada" esperamos a passagem da berlinda, ao lado da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
Ao vê-la, ficamos muito emocionadas, como todos que ali estão. Elevamos as mãos para o alto, pedindo e agradecendo pelas graças alcançadas.
Momento único, que transcende o significado da palavra ‘’fé’’. Estamos todos ali, reunidos por amor à nossa padroeira e rainha da Amazônia.
Foto;Juntos á bordo |
Todos caminham lado a lado. É preciso chegar à Catedral da Sé. Músicas são cantadas como louvor de agradecimento: ’’Maria de Nazaré’’, ‘’Nossa Senhora da Berlinda’’, ’’Vós sois o lírio mimoso’’, entre outras.
Frases de incentivo aos romeiros da corda como: ’’Nossa Senhora pode esperar a tua corda vai chegar’’ ; ‘’Puxa,puxa, puxa"... ’’ Viva Nossa Senhora de Nazaré!’’. São gritadas e acabam por dar coragem aos romeiros a continuar em frente mesmo diante de tanto calor, cansaço e sede.
Descalços, colado um no outro, os romeiros disputam espaço, segurando uma corda que mede cerca de 400 metros na Trasladação e outros 400 no Círio.
Todos buscam espaço para puxar a corda. Pés em ritmo de caminhada, mas em passos bem curtos. Uma mão segura a corda e a outra, durante o traslado, se eleva agradecendo à Nossa Senhora, na hora dos fogos de artifícios.
Foto:Google |
Um pouco das homenagens do ano passado(2016)
https://youtu.be/XsmYkl40AiA
Por fim, a berlinda chega à Catedral da Sé, todos os romeiros exaustos jogam-se no chão com a felicidade da promessa cumprida e nós, devotos, vamos para casa esperar para que às 5 horas da madrugada possamos estar perto mais uma vez da nossa mãe ‘’Nazinha’’.
Foto:Google |