terça-feira, 18 de agosto de 2015

Revista: Guia saúde hoje- AVC.



Escolhi esse tema, ‘’AVC’’, porque vejo muito interesse dos acompanhantes dos meus pacientes hospitalizados sobre as causas, sintomas e tratamentos.

Nessa revista, existem mais de 100 respostas às perguntas sobre o ‘’AVC’’ e que são muito acessíveis à compreensão de quem não é da área médica, mas que possui interesse de conhecer e se prevenir.

Antes de tudo, eu sempre faço 3 perguntas aos meus pacientes que não estão com nenhuma alteração na fala ou até os que estão, já que respondem com a cabeça ou as mãos:’’Você estava tomando a sua medicação para pressão direitinho?’’, ‘’Você fazia restrição de sal na sua alimentação’’ e ‘’Você costuma se aborrecer com frequência, seja em casa ou no trabalho?’’.

Confesso que, ao menos em uma das 3 perguntas, eles se encaixam.Qual a mais constante  ?Aborrecimento em casa e no trabalho?Além da falta de equilíbrio entre o trabalho e o lazer.

Ontem, perguntei para uma de minhas pacientes com hemiplegia à direita, no caso, hemi (metade), plegia (movimento), no lado direito do corpo...Você costuma se aborrecer em casa?Com a cabeça , ela afirmou que ...sim!!!

A falta de controle motor seria... como dizer que um lado do corpo perde o movimento e fica paralisado, de um modo mais prático para o entendimento. O que compromete suas AVD´S (atividade de vida diária) e AVP´S (atividades de vida prática), daí a importância do trabalho do terapeuta ocupacional em uma equipe multidisciplinar.

Vamos lá!

Selecionei 4 perguntas básicas.Ok?

v Qual o mais comum?

É o AVCI (acidente vascular isquêmico). Ele é ‘’comparável ao infarto do miocárdio, que também leva á obstrução de uma artéria’’

v Quais são os sintomas do AVC isquêmico?

Relacionam-se a uma artéria que foi obstruída. Se for ‘’uma artéria que vai para as regiões da fala, há perda da fala; para as áreas visuais, há perda da visão; e, se for para as áreas motoras, há perda do movimento’’.

v Quais são os sintomas do AVC hemorrágico?

‘’Nele ocorre uma ruptura de um vaso ou de uma estrutura vascular cerebral, logo existe um aumento imediato e súbito da pressão dentro do crânio. ’’

A pessoa começa a sentir muita dor de cabeça, de uma intensidade e Constância que aparece subitamente. Pode ocorrer, vomito e sonolência. Caso seja extrema a dor, a pessoa pode entrar em coma.

Então, ’’tudo depende do volume do sangramento... Quanto maior a pressão, maior e mais rápido é o sangramento’’

v Como ocorre o processo de reabilitação?

‘’A reabilitação é individualizada para cada paciente. Não existe fórmula de reabilitação no AVC. A equipe interdisciplinar é composta por médico fisiatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermagem, fonoaudiólogo, psicólogo. Podendo ser necessário também educador físico e técnico em oficina ortopédica, para confecção de órteses, entre outros profissionais..’’

Super dica de hoje!

Bjs,
Alda 


Nenhum comentário:

Postar um comentário