sexta-feira, 19 de junho de 2015

Revista: Língua Portuguesa.


Sempre quando posso, leio esta revista, pois seus conteúdos são muito interessantes. Para quem escrever muito, como no meu caso, ter conhecimento sobre o mundo da língua portuguesa, de literatura e técnicas de texto é muito importante.

O certo é que me interessei pelo assunto: ‘’O marketing da rejeição’’. A "mana abençoada" até que leu este assunto, já que ela está terminando um curso e achando muito interessante.

O texto é de Jean Lauand, que é também professor titular sênior da FEUSP. Um texto bem ilustrativo, de informações cada uma bem colocada no texto, tornando-o de fácil leitura.

O autor dá exemplo de campanhas vinculadas nas mídias e que tem grande apelo emocional. Fala sobre as agências publicitárias que precisam criar estratégias de marketing com forte impacto de venda e divulgação.

Nesse contexto, fala das dificuldades de promover produtos e serviços, que caíram na desconfiança e rejeição do público. Dá bons exemplos, como do Banco Unibanco, que divulgou um slogan, ‘‘O banco que nem parece banco”, fazendo alusão de que os correntistas de outros bancos estão insatisfeitos, mas o Unibanco é diferente.

Outro exemplo muito interessante, foi sobre o slogan do SBP que diz: ’’Terrível contra os insetos’’. Ele leva o consumidor a pensar que outras marcas podem intoxicar quando usados.

O professor faz uma reflexão sobre a conjunção ‘’se’’, dando referência à usada pelos árabes ‘’ que para eles é ‘’idha’’, que expressa uma certeza, ou algo muito provável.

Enfim, um texto muito interessante e que recomendamos como leitura!

Bjs,

Alda