Sempre quando posso, leio
esta revista, pois seus conteúdos são muito interessantes. Para quem escrever
muito, como no meu caso, ter conhecimento sobre o mundo da língua portuguesa,
de literatura e técnicas de texto é muito importante.
O certo é que me interessei
pelo assunto: ‘’O marketing da rejeição’’. A "mana abençoada" até que
leu este assunto, já que ela está terminando um curso e achando muito
interessante.
O texto é de Jean Lauand,
que é também professor titular sênior da FEUSP. Um texto bem ilustrativo, de
informações cada uma bem colocada no texto, tornando-o de fácil leitura.
O autor dá exemplo de
campanhas vinculadas nas mídias e que tem grande apelo emocional. Fala sobre as
agências publicitárias que precisam criar estratégias de marketing com forte
impacto de venda e divulgação.
Nesse contexto, fala das
dificuldades de promover produtos e serviços, que caíram na desconfiança e
rejeição do público. Dá bons exemplos, como do Banco Unibanco, que divulgou um
slogan, ‘‘O banco que nem parece banco”, fazendo alusão de que os correntistas
de outros bancos estão insatisfeitos, mas o Unibanco é diferente.
Outro exemplo muito
interessante, foi sobre o slogan do SBP que diz: ’’Terrível contra os insetos’’.
Ele leva o consumidor a pensar que outras marcas podem intoxicar quando usados.
O professor faz uma reflexão
sobre a conjunção ‘’se’’, dando referência à usada pelos árabes ‘’ que para
eles é ‘’idha’’, que expressa uma certeza, ou algo muito provável.
Enfim, um texto muito
interessante e que recomendamos como leitura!
Bjs,
Alda