quarta-feira, 8 de abril de 2015

Livro: Stephen Hawking – Minha Breve História.

O interesse na compra deste livro foi motivado pelo desejo de conhecer a vida deste grande cientista, reconhecido mundialmente pelos seus premiados trabalhos em Física e na Cosmologia.

O desejo veio, após saber que um filme que falava sobre a vida de Stephen Hawking, um dos maiores astrofísicos da atualidade, concorreria ao Oscar. O filme era: ’’A Teoria do Tudo’’, que havia tido 5 indicações.

Pois bem, motivada a conhecer sua história de vida, fui novamente à Livraria Saraiva com a ‘’mana abençoada’’, minha companheira de viagens ao mundo literário.

Nossa amiga Adna nos ajudou a procurá-lo, mas mesmo constando no estoque, ele não foi achado. A indicação era de 3 dentro da loja. Pois bem, retornamos por mais 2 vezes à livraria até que semana passada trouxe o ‘’meu filho’’ para casa!(rs)

O livro retrata a vida desde grande Stephen Hawking, desde a sua infância até a descoberta da doença – Esclerose Lateral Amiotrófica.

Na infância gostava de trens por isso ele pegou o dinheiro que tinha é comprou um trem elétrico: ‘’Certo dia, quando meus pais estavam fora, aproveitei a oportunidade para sacar do banco postal todas as minhas modestas economias, dinheiro que as pessoas me davam em ocasiões especiais, como em meu batizado. Usei a soma para comprar um trem elétrico, mas, para minha frustração, ele também não funcionava muito bem.”

Na adolescência era chamado de Einstein pelos colegas: ’’Sempre fui um aluno mediano (Era uma turma muito brilhante). Meus trabalhos escolares não tinham capricho e minha caligrafia era o desespero dos professores. Mas meus colegas me apelidaram de Einstein, de modo que é de se presumir que viram sinais de algo melhor em mim’’.

Um dos mais emocionantes relatos é quando ele fala da descoberta da sua doença: ’’A percepção de que eu tinha uma doença incurável que provavelmente me mataria em poucos anos foi um tanto chocante. Como algo assim poderia acontecer comigo?...’’

Bem, amigos é um livro extraordinário, uma lição de vida, pois, ele vai falar de seus casamentos, da descoberta das ondas gravitacionais sobre o Big Bang, a viagem do tempo e buracos negros.

Transcrevo este parágrafo, que achei como um corajoso depoimento, de que a deficiência não pode ser sinônimo de incapacidade.

"Tive e tenho uma vida completa e prazerosa. Acredito que pessoas com deficiências devem se concentrar nas coisas que a desvantagens não as impede de fazer e não lamentar as que são capazes de realizar. No meu caso, consegui fazer quase tudo que queria..."

Super dica de hoje!
Para ser lido na integra! 

Bjs,
Alda de Cássia

Nenhum comentário:

Postar um comentário