domingo, 5 de fevereiro de 2023

'' Dá para você largar o celular, por favor!''

 

    Ao ler o artigo ''Larga esse celular'' , da revista Segredos da Mente, que fala sobre os sinais de dependência do uso do celular fiquei com vontade de conhecer mais sobre o assunto.

Segundo a psicóloga Andrea Lorena, o ficar no celular mais tempo que o necessário, as tentativas de diminuir o uso de internet e a sensação de vazio causada pela não conexão nas redes... Já pode ser considerado sinais de dependência.

Você conhece algúem que possui um destes sinais? Você possui algum deles ou todos? Pois é, não é raro encontrar pessoas que estão mais ''online'' que ''presencial''. Não é verdade?

Confesso que o meu uso não é exagerado! Por sinal, já chegou um dia que tinha mais de 1000 mensagens no meu ''zap''. Algumas vezes, as minhas amigas mandam mensagens que vão se atrasar, e eu só leio quando elas chegam  atrasadas.(rs).

Mas, vamos voltar aos fatos, ou melhor, ao texto...A psicóloga Mônica Donetto diz que existem diversos recursos tecnológicos  que estão ''capturando'' o indivíduo, pois traz prazer e satisfação imediata.

Cito uma das suas conclusões: '' Essa mesma satisfação de prazer, que o leva a sublimar ou recalcar os problemas da vida real, o induz a repetir a ação diversas vezes. E, e esse processo damos o nome de compulsão''.

Só sei de uma coisa: Não troco uma boa leitura, um caça-palavras e um curso de capacitação se o assunto for ''tempo bem aproveitado'' .Nada contra quem passa horas nas redes sociais até porque as utilizo para postar os vídeos de indicações de boas leituras ( Égua do Livro Bom! ) e o bom humor de uma personagem que criei para lidar com as sequelas cognitivas pós-covid 19 (Aqui é a Nina!).


Alda de Cássia 


Gif da imagem:Uol

*Para conhecer um pouco mais sobre o tema. Veja os links:


Como diminuir o tempo nas redes sociais.

https://www1.folha.uol.com.br/webstories/equilibrioesaude/2020/07/como-diminuir-o-tempo-nas-redes-sociais/


Vício em celular: uso excessivo pode ser considerado um risco para a saúde.

https://mymob.com.br/blog/vicio-em-celular-uso-excessivo-pode-ser-um-risco-para-a-saude.html


O vício por celular causa a mesma dependência que o vício por drogas?

https://www.brainlatam.com/blog/o-vicio-por-celular-causa-a-mesma-dependencia-que-o-vicio-por-drogas--1865


Você é um viciado em celular? 

https://www.renataspallicci.com.br/autoconhecimento/vicio-no-celular/


Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário