domingo, 8 de janeiro de 2023

Muito baixo peso ao nascer x Depressão Infantil

 

Você sabia que crianças que nascem tendo o ‘’muito baixo peso ao nascer’’ correm o risco de desenvolver dificuldades comportamentais, no caso, a hiperatividade e até a depressão infantil?

Segundo a Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP tendo base na dissertação de mestrado da pesquisadora Claudia Mazzer Rodrigues foi possível constatar tal fato.

O método usado foi uma avaliação com 665 crianças de idade entre 10 e 12 anos, ambos os sexos, entre maio e agosto de 1994 em Riberão Preto. Foi feita a avaliação dos indicadores comportamentais por meio de questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ).

Em relação ao Inventário de Depressão Infantil (CDI), este foi respondido pelas próprias crianças, pois era necessário encontrar os indicadores da Depressão Infantil e o outro questionário foi respondido pelos pais.

Cito resultado do estudo: ’Particularmente em relação aos indicadores comportamentais avaliados pelos pais, o grupo informado por crianças com ‘’muito baixo peso ao nascer’’apresentou mais indicadores de hiperatividade, em comparação aos demais, além de mais problemas de relacionamento com colegas que o grupo ‘’muito alto peso ao nascer’’.

Em comparação as crianças do grupo ‘’muito baixo peso ao nascer’’ se avaliaram com tendo mais problemas que aos demais grupos. É interessante que ao analisar os resultados dos pais e dos filhos quanto aos indicadores comportamentais e de depressão infantil, os resultados foram surpreendentes:  Crianças que se autovaliaram nos indicadores de depressão infantil obtiveram pelos pais, alto indicadores de dificuldades comportamentais.

Enfim, é preciso dar mais atenção as crianças com históricos de ‘’muito baixo peso ao nascer’’, pois esse fator de risco pode vim a impactar o desenvolvimento infantil desde os fatores cognitivos, motores, linguagem e comportamentais.

 

Fonte: Revista Psique nº 100- Ano VII  

Foto: Inter Fisio


Para quem deseja ler mais sobre o assunto faço a indicação:


Risco da Prematuridade para o Desenvolvimento Infantil:

https://interfisio.com.br/os-riscos-da-prematuridade-para-o-desenvolvimento-dos-recem-nascidos-pre-termo-e-a-importancia-da-estimulacao-precoce-na-uti-neonatal/

 Depressão Infantil: o que é , sintomas, causas e tratamento :

https://www.tuasaude.com/sintomas-de-depressao-nas-criancas/

10 sintomas de Depressão Infantil e como tratar:

 https://zenklub.com.br/blog/para-voce/depressao-infantil/


Pesquisa feita por : 

Alda de Cássia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário