sábado, 13 de agosto de 2022

Lembranças boas x Transtornos mentais

 


Você sabia que boas lembranças podem ajudar no tratamento dos transtornos mentais? Pois é, os bons momentos não são apenas eternizados por meio de fotos ou vídeos, mas armazenados na memória.

Segundo Susumu Tonegawa que recebeu o prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina, em 1987, a confirmação veio após a sua pesquisa com ratos. O uso de células modificadas geneticamente para produzir células sensíveis à luz permitiu confirmação da relação boas lembranças com os transtornos mentais.

O experimento fez a exposição de ratos machos à imagem de fêmeas que possibilitou boas memórias. Logo após foi feito a exclusão por 10 dias e as consequências foram desde a não reação a água açucarada até ao toque nos rabos deles, o que causou depressão por estresse.

E ao ascender uma luz azul (que tinha a função de estimular as células) , eles reagiram de acordo com o esperado. Para Susumu, os resultados até podem ser preliminares, mas são bem conclusivos.

Enfim, a de se pensar nos benefícios dos bons momentos vividos com os amigos e familiares para proteger o nosso cérebro até contra a depressão. Penso até que é essencial ter a gratidão como fator de blindagem em tempos de Pandemia.

 

Alda de Cássia

Fonte: Revista Segredos da Mente/Editora:Alto Astral

Imagem : Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário