segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Anorexia

 


Pois bem...Com o titulo: '' Beleza mórbida'' tive a minha atenção voltada para o artigo da Daniela Ovadia que é jornalista científica. E fui checar mais informações na revista ''Mente cérebro - Edição Especial'' sobre ''Muito mais que só comer''. 

É desafiador folhear cada página! Sim, pois você acaba por descobrir os transtornos ''por trás'' da busca pelo ''corpo ideal ou perfeito'' e os equívocos com dietas ''sem pé nem cabeça''.

Assuntos como: ''Quando as emoções distorcem a imagem corporal'', '' Influência dos alimentos na evolução humana'', '' Comida em troca de atenção: a chantagem infantil'' e '' As dietas equivocadas  e a epidemia de obesidade'' foram brilhantemente abordados.

É claro que não poderei falar ''um pouco de cada'' , mas escolhi falar sobre dois transtornos alimentares, ou melhor, sobre a anorexia. O motivo da escolha? 

Tenho visto pessoas ''desejosas de emagrecer de qualquer forma'' já que, buscam o ''padrão de beleza'' devido a insatisfação da sua imagem corporal, por exemplo.

O fato é que cada um ''sabe onde o sapato aperta'', mas é preciso saber que as consequências do ''vou usar um sapato menor '' tem trazido danos na saúde mental e emocional de algumas pessoas.

A bulimia e a anorexia são duas doenças que podem provocar danos irreparáveis ao cérebro segundo o artigo. O que é bulimia? Segundo o Google ( Hospital Israelita ) : ''Transtorno alimentar grave marcado por compulsão, seguido de métodos para evitar o ganho de peso.''.

E a anorexia Alda? Ainda citando o Hospital Israelita: ''Distúrbio alimentar que leva a pessoa a ter uma visão distorcida de seu corpo, que se torna uma obsessão por seu peso e aquilo que come' Tendo compulsão por exercícios mesmo com o peso abaixo do normal.'' 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) , a anorexia nervosa é uma ''doença que mais cresce entre a população feminina  mundial'', mas os homens estão começando a entrar na estatística neste novo cenário.

Estudos feitos pelos pesquisadores da Universidade de Colúmbia  Britânica, Canadá , a anorexia nervosa ''parece ser o único distúrbio psiquiátrico que mata''.

Vamos de perguntas: Você busca o corpo perfeito? Existe o ''tal corpo perfeito''?. Você está satisfeito com a sua imagem no espelho? Você é adepto de dietas radicais? Você conhece alguém que mesmo abaixo do peso ainda sente necessidade de emagrecer?

Ops...Nada de julgamentos!! Como já escutei: 'Cada um faz, o que lhe convém'', mas é preciso ter cautela. Penso que: pessoas não são rótulos para ficarem em um padrão definido pela sociedade.

Por fim...Deixo uma bela definição de autoaceitação do Google: ''É  amar-se plenamente, com todas as suas virtudes e falhas. É sobre amar quem você é hoje – e não quem você quer ser ou quem foi.


Alda de Cássia 

*Imagem/ créditos : InfoEscola 

https://www.infoescola.com/psicologia/anorexia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário