sexta-feira, 2 de julho de 2021

Sobre os contos de fadas

 



Hoje, vou  falar sobre os ‘’contos infantis’’ e , ‘’cá entre nós’’, quem não se lembra do seu tempo de infância onde os contos de fadas povoavam o nosso universo literário?

O certo é que, nenhum conto infantil foi escrito por simples publicação e sim sempre existe uma mensagem sublimar ‘’nas entrelinhas’’. Não é verdade? Um exemplo: Vamos lá! Quem já leu o conto ‘’Os três porquinhos’’? Pois é, foi divulgado pelo escritor australiano Jacobs. Qual a mensagem a ser transmitida para as crianças? Será que é a união que deve existir entre irmãos, até porque eles lutam juntos para escapar do lobo e um defende o outro?

Que interessante era ler alguns contos que falavam de ‘’amor’’. Sim, como ‘’Branca de Neve’’, a ‘’Gata Borralheira’’ e até a ‘’Rapuzel’’, onde sempre havia uma ‘’sanguinolenta’’ fazendo de tudo para atrapalhar e impedir o dito ‘’Viveram felizes para sempre!’’.

Lá vai ‘’de cara’’ uma pergunta: Na vida real não existem pessoas assim? Sim, que fazem tudo para atrapalhar o romance alheio? Inventando supostas traições ou colocando ‘’minhocas’’ após os DR´s (discussão de relacionamentos) entre o casal?

E super-heróis? Eles saem do mundo imaginário e vão para o mundo real. Como? São aqueles onde homens, mulheres e até crianças salvam a vida do outro em perigo.

Quem não se lembra daquele história que viralizou nas redes sociais quando uma criança tirou o armário de cima do irmão. Pois é,alguns disseram que foi ‘’puro instinto’’, outros ‘’milagre’’, mas independente do sentido, foi unânime a fala ‘’Ele foi um herói’’. E de onde veio essa comparação?

Diria de adultos, que leram contos infantis onde o ‘’Batman e Robin’’ ou a ‘’Mulher maravilha’’ salvavam um inocente das mãos de um suposto ‘’Coringa’’. Não é mesmo?

O que desejo deixar como recado, é que precisamos favorecer e oportunizar nossas crianças a este rico aprendizado, até porque quem não sabe, a utilização de contos infantis enriquece o vocabulário das crianças, assim como proporciona uma maior concentração, tolerância e memorização, além de permitir a criatividade, aumento do vinculo pais e filhos e o incentivo à leitura.

Enfim, sou atualmente uma contadora de histórias ainda ‘’baby’’, mas a arte de contar histórias para crianças têm despertado em mim o prazer da leitura infantil, além de me tirar da zona de conforto da criatividade adormecida.


Alda de Cássia

 *Imagem: Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário