quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Será que o estresse pode mesmo causar o câncer?




















Estava procurando artigos sobre estresse e câncer e a sua possível relação e encontrei na revista ‘’Saúde é vital’’ as informações que desejava compartilhar por aqui.

Pois bem, na revista ‘Nature Medicine aparece uma pergunta: ‘’Será que o estresse pode mesmo causar o câncer?’’. Já existem evidencias que comprovam que os hormônios liberados (Adrenérgicos, da família da adrenalina) em estados de tensão exacerbada agem em tumores e acabam ajudando a fazê-los crescer e se espalhar.

O certo é que, quando ocorre o aumento do estresse, o nosso sistema imunológico fica baixo e os riscos para o adoecimento do corpo é inevitável.Bem, nos Estados Unidos o especialista M.D.Anderson, que trabalha no centro de pesquisa sobre o câncer, percebeu que o estresse desencadeia um ‘’efeito dominó’’ nas células que ‘’acelera o desenvolvimento de células malignas no organismo’’.

Sim, o teste foi feito em animais, por isso a médica Nise Yamagushi, presidente da Sociedade Paulista de Oncologista menciona: ‘‘... Nem sempre o que acontece em animais pode ser produzido em ser humanos’’. Mas confirma: ‘’Já se imaginava que a tensão constante pudesse prejudicar a resposta imunológica’’.

Enfim, o artigo menciona que as terapias tradicionais como: Ioga, Tai Chi Chuan, meditação e técnicas de visualização podem trazer benefícios, já que diminuem o estresse e favorecem a qualidade de vida.

Bjs,
Alda de Cássia  

* Imagem: VIX

Nenhum comentário:

Postar um comentário