quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Coleção Grandes Educadores: Maria Montessori



Bem, assistindo um dos dvds da coleção Grandes Educadores: Maria Montessori,  que foi apresentado por Maria Elizabeth Gastal Fassa, lançado pela ATTA mídia e educação, lembrei da nossa infância.

Estudando em um dos mais tradicionais colégios de Belém, Colégio Moderno, ainda lembro do caderno de atividade da ‘’Casinha Feliz’’, que fazia parte do método Montessori.


Pois bem, nele para aprender a escrever a letra ‘‘E’’, tínhamos de cobrir a saia de uma bailarina, que simbolicamente representava a tal letra.

Que bela recordação! Ah! Nós tínhamos uma ‘’esteira’’ onde ficávamos juntos com os ‘’coleguinhas’’, deitadas após o lanche e foi daí que aprendemos a deitar após o almoço e fazer a ‘’pausinha para o descanso’’.

Até hoje fazemos, só que nos finais de semana, já que é impossível durante a semana e, por incrível que pareça, hoje a maioria das crianças não faz isso, é raro!

Aprendemos aos 3 anos de idade a dizer ‘’Por favor’’, ‘’Desculpa’’ e ‘’Obrigada’’ que faziam parte dos ‘’boas condutas’’ e constava no boletim, assim como dizer ‘’Bom dia’’ com um belo sorriso.

Enfim, como é bom assistir um documentário e ser levada ao ‘’passado da casa feliz’’.Brincar de ‘’roda’’ e aguardar na fila para o ''lanchinho'' eram momentos de muitas risadas.

Bjs,
Alda de Cássia


*Imagens: Casinha Feliz :Só Escola
                  DVD: PGL.gal
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário